4- Marvel Heroes - Bandai


Super-Heróis Gashapons Bandai


Para começar devemos primeiramente saber o que é exatamente um “Gashapon”.

Criadas há décadas no Japão, são máquinas nas quais você coloca uma moeda, gira uma manivela e sai um brinquedo surpresa de dentro (geralmente são figuras pequenas, que vêm desmontadas em um saquinho plástico lacrado, dentro de uma cápsula de plástico redonda ou oval), carinhosamente apelidadas pelas crianças de “gashagasha” (devido o barulho feito ao girar a manivela por duas vezes, quantidade necessária para que a figura saia de dentro da mesma).

Hoje os gashapon são mundialmente conhecidos, mas curiosamente o nome do brinquedo criado pela Bandai virou sinônimo do tipo/formato do brinquedo, o nome "Gashapon" é exclusivo da Bandai, e não é usado oficialmente entre outros fabricantes, só "popularmente" entre os colecionadores para se referirem às figuras montáveis similares de outros fabricantes.

Vejam algumas destas máquinas enfileiradas abaixo:

Hoje, os preços variam muito dependo dos detalhes e tamanhos das figuras.

Os temas são bem diversos, mas o que mais predomina são figuras de personagens dos “animes” (desenhos animados japoneses), aqui, é claro, vamos abordar as séries de super-heróis ligadas aos universos das Hqs Marvel e DC que saíram até o presente momento.


HG Marvel Heros-X-Men X Spiderman (Marvel Universe)

O nome já diz tudo “high grade” (HG), foi a primeira série lançada com personagens da Marvel, baseados nas figuras do X-Men e do Homem Aranha. Composta por seis figuras conforme o “mini book” (catálogo) abaixo:

1- Ciclope

2- Wolverine


3- Tempestade


4- Emma Frost (Rainha Branca)

5- Homem Aranha


6- Venom



HG Marvel Heros 2 (Marvel Universe)

A série passou a ser chamada somente de HG Marvel Heros, apesar da coleção continuar focada nas figuras do X-Men e do Homem-Aranha. A grande novidade é que podemos juntar as figuras do Gambit com a Vampira formando um lindo e único diorama. Veja o “mini book” (catálogo) abaixo e as respectivas figuras da coleção:

1- Homem Aranha


2- Homem Aranha (uniforme Negro)


3- Magneto


4- Gambit


5- Vampira

6- Wolverine

O diorama formado pelas figuras do Gambit e da Vampira:


HG Marvel Heros 3 (Marvel Universe)

Esta terceira edição trouxe duas novidades, a primeira de personagens não ligados aos segmentos X-Men e Homem-Aranha, e segunda de trazer uma variante, a Elektra com um uniforme branco. Veja abaixo o “mini book” (catálogo) e as figuras da série:

1- Blade

2- Homem Aranha


3- Gata Negra

4- Wolverine


5- Psylocke

6- Elektra (com uniforme tradicional vermelho)

6.1- Elektra (variante com uniforme branco)


Marvel Heroes 4 (Marvel Universe)

Até agora a Bandai só havia lançado heróis individualmente, mas nesta série trouxe outra novidade, um busto com todos os membros do Quarteto Fantástico em um só gashapon. A coleção passou a ser chamada de apenas Marvel Heroes (HG Séries), agora graficamente correta. A maioria das figuras desta coleção trazia como base um círculo em acrílico transparente. Veja abaixo o “mini Book” (catálogo) e todas as figuras da coleção:

1- Homem de Ferro

2- Quarteto Fantástico

3- Fênix

4- Demolidor


5- Homem Aranha

6- O Incrível Hulk


HG Series Gashapon Batman (DC Universe)

Foi a primeira série feita com personagens do Universo DC, curiosamente trazia dentro da coleção uma figura do Batman em escala bem menor que as outras. Uma outra diferença para as séries da Marvel que saíram, é o numero de personagens, de seis para apenas cinco. Veja o “mini book” (catálogo) e as figuras do Batman, Batgirl, Robin e Mulher Gato da coleção:


1- Batman A (Gotham City)

2- Batman B (It Begins Here!)


3- Batgirl


4- Robin


5- Mulher Gato


Apesar do sucesso dos gashapons caírem gradualmente ano após ano, esperamos por outras coleções semelhantes e ligadas à este universo maravilhoso dos Super-Heróis.

As próximas séries lançadas no futuro você pode acompanhar aqui conosco no blog “Made in Japan”.


Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro